- Instalações Elétricas
- 27.11.2018
Quando ocorre um curto circuito em uma instalação elétrica?
O que é o curto circuito?
Esse termo é extremamente conhecido por todos, e o seu significado deve ser esclarecido para impedir desastres.
Os fios das instalações elétricas são constituídos em duas partes principais, o fio metálico condutor, propriamente dito, e um revestimento que impede que um encoste no outro, causando uma descarga elétrica.
O curto circuito acontece quando a resistência do fio não consegue suportar a corrente que passa por ele, dessa forma, ele se aquece a ponto de derreter o revestimento.
Situações como essa podem acontecer de diversas maneiras, as mais comuns e mais fáceis de se evitar são a falta de preparo na hora em que a instalação elétrica é realizada e a quantidade excessiva de aparelhos ligados à uma mesma rede.
Quando um curto circuito acontece pode causar danos graves, e até ameaçar a vida. Esse fenômeno é capaz de causar incêndios difíceis de serem apagados, explosões, faíscas, e pode ainda, danificar todos os aparelhos ligados a rede elétrica.
Outras causas de curto circuito residem na sua desatenção. Fios desencapados podem desencadear esse problema. Conheça a sua casa, acompanhe a instalação da rede elétrica e saiba como ela está sendo configurada.
Evite ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada, esse é um dos fatores que obriga a corrente a aumentar para que todos os equipamentos sejam supridos. Vale a pena tentar entender esse processo para evitar acidentes que podem até tirar vidas. Garanta a sua segurança!
O curto pode acontecer sem que você perceba, como um dano menor, mas não se engane, ele ainda representa um risco enorme. Toda a rede elétrica deve ser constantemente avaliada por especialistas.
Se você sentir um cheiro estranho que não parece ter uma fonte, e sentir que alguns pontos próximos a tomadas estão se aquecendo, desligue a rede elétrica e contate um técnico nessa área.
Como impedir que isso aconteça
Como esse problema é comum, diversos artifícios são usados para evitar que esse acidente aconteça. Um dos métodos mais comuns é adicionando fusíveis. Esse equipamento tem uma estrutura muito simples.
Cada instalação elétrica, quando bem realizada, tem um limite de corrente bem definido, dessa maneira é possível determinar a resistência necessária para conter oscilações violentas na tensão.
A resistência é uma propriedade física dos materiais, quando é definida, encontra-se um material com a resistência ideal, e esse material é adicionado ao circuito elétrico.
Quando o limite de corrente é excedido ele simplesmente se rompe, e toda a rede elétrica é desligada para impedir um curto circuito.
Outra maneira que funciona de maneira similar é o disjuntor. Dentro dessa peça você pode encontrar uma lâmina metálica que se deforma conforme a corrente aumenta, se for excessiva, essa lâmina “derruba a chave”, e a corrente é interrompida.
Ele serve para proteger os fios de altas tensões, e também é um indicativo de que a sua instalação precisa urgentemente de uma revisão. É possível reutilizar o disjuntor, basta ligar o interruptor novamente, mas antes de fazer isso tome muito cuidado e busque ajuda de um profissional.
Tem interesse em algum dos nossos serviços? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça um orçamento!