Quais erros na instalação elétrica podem gerar curto-circuito?

Quais erros na instalação elétrica podem gerar curto-circuito?

curto-circuito

Quais erros na instalação elétrica podem gerar curto-circuito?

Quais erros na instalação elétrica podem gerar curto-circuito?

A instalação elétrica de um imóvel deve ser executada de acordo com as normas de segurança estabelecidas, o que garante não só o seu pleno funcionamento, mas a segurança de todas as pessoas presentes no local.

Uma instalação feita de qualquer maneira pode ocasionar curtos-circuitos, os quais geram acidentes e danos graves, como incêndios, choques elétricos e perdas de aparelhos eletrônicos.

Muitas pessoas, no entanto, seja por falta de acompanhamento e ferramentas adequadas ou por negligência, ignoram a real importância de uma instalação elétrica bem realizada. É por isso que preparamos esse artigo com os principais erros na instalação elétrica que podem gerar curto-circuito. Confira!

Os erros mais comuns que podem gerar curto-circuito

O primeiro erro cometido pelas pessoas na hora de realizarem a instalação elétrica de seu imóvel acontece já na contratação dos profissionais que irão executar o serviço.

Muitas delas optam por não contratar um engenheiro eletricista, que possui os conhecimentos necessários para um projeto elétrico seguro e bem feito. Essa economia pode se transformar em um grande problema no futuro.

Outro erro muito comum está relacionado a benjamins e extensões, adaptadores que permitem o uso de diversos aparelhos ao mesmo tempo. Nesse caso, se a tomada foi planejada para suportar determinada carga elétrica, a soma da corrente de todos os dispositivos ligados a ela pode causar uma sobrecarga e, consequentemente, um curto circuito.

Além disso, frequentemente nos deparamos com os famosos “gatos”, um tipo de instalação clandestina normalmente realizada por pessoas sem especialização na área. Isso representa um serviço perigoso, mal elaborado e que pode colocar em risco a vida de todas as pessoas presentes no imóvel.

Fios e cabos também devem ser devidamente instalados a fim de que não fiquem espalhados pelo imóvel e possam causar acidentes. Outros erros, embora não estejam ligados ao momento da instalação elétrica, são bastante recorrentes e podem ser igualmente responsáveis por curtos-circuitos, como o uso de aparelhos elétricos próximo à água, fios desencapados ou danificados e falta de manutenção periódica das instalações.

Como identificar um curto-circuito

Quando um circuito elétrico recebe uma corrente elétrica muito intensa, ou seja, acima do normal, ocorre um aumento repentino da tensão que passa por ali. A essa falha damos o nome de curto-circuito, o que faz com que quaisquer aparelhos ou instalações ligadas ao circuito sofram uma parada instantânea.

O curto-circuito pode ser identificado de acordo com alguns sinais, como, por exemplo, cheiro de queimado, lâmpadas que queimam muito rápido, tomadas manchadas de preto, sobrecarga elétrica (que causa a queima do fusível e o desarmamento do disjuntor) e queda de energia.

Se for constatado que houve um curto-circuito, será necessário descobrir qual ponto do circuito elétrico causou a falha ou, até mesmo, se ela foi provocada por algum aparelho eletrônico.

Sendo assim, nada melhor do que contar com a ajuda de um eletricista profissional, o qual poderá identificar a origem do defeito e te ajudar a solucionar o problema de forma segura e competente.

Se você precisa de serviços elétricos ou de automação, entre em contato conosco pelo telefone e conheça todas as nossas soluções!

Pesquisar

Tags

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco