- Eficiência Energética
- 08.03.2018
Relação da eficiência energética e sustentabilidade
Conheça a relação entre eficiência energética e sustentabilidade
O consumo de energia elétrica costuma ser uma das principais despesas de grande parte das empresas no mercado, pelo simples fato de que ela é simplesmente indispensável para quase todas as operações empresariais. Entretanto, é possível aplicar técnicas para promover uma alta eficiência energética, e você irá descobrir que este bom uso da eletricidade não faz bem apenas para o orçamento das empresas, mas também para o planeta!
De onde vem a energia?
Assim como nós, consumidores, pagamos uma tarifa pelo nosso consumo de energia, as empresas também têm custos em produzi-la, e eles são enormes. No Brasil, a imensa maioria da eletricidade é proveniente de usinas hidrelétricas. Por mais que elas não joguem gases de combustão no ambiente como as usinas de produção termelétrica, à base de petróleo ou carvão, as hidrelétricas também causam um severo impacto sobre o ambiente, especialmente nas regiões de sua instalação.
A construção das represas necessárias ao funcionamento das usinas exige que milhões de hectares sejam alagados, acabando com ecossistemas inteiros, expulsando comunidades ribeirinhas e modificando todo o funcionamento da cadeia alimentar fluvial presente na região. Este impacto é extremamente relevante, e quanto mais se consome em energia, mais usinas serão necessárias.
Eventualmente, a eletricidade produzida no Brasil não dá conta de atender à demanda e, quando isso acontece, usinas termelétricas altamente poluentes são ativadas para suprir a carência, ou ainda compramos energia de outros países, tornando mais cara a nossa matriz energética.
O uso eficiente da energia é extremamente importante, pois permitirá à nossa indústria que produza eletricidade com o mínimo de impacto possível e o mundo já tem sentido o peso do acúmulo de abusos ambientais cometidos ao longo de nossa atividade industrial.
Como obter eficiência energética?
É possível ter um consumo mais eficiente de energia de duas maneiras. A primeira é ser consciente e desperdiçar o mínimo possível de eletricidade ao longo das atividades cotidianas e profissionais. A segunda é utilizar sempre equipamentos e instalações de qualidade em seu sistema elétrico para que seja possível obter a máxima performance com o mínimo consumo. Os dispositivos elétricos têm se tornado cada vez mais eficientes justamente para permitir ao usuário que atue com mais eficiência. Investir nos equipamentos é fundamental!
Utilizar energias alternativas também tem sido uma saída bastante interessante para casas, condomínios e até mesmo indústrias. As energias solar e eólica possuem um impacto ambiental quase nulo e são responsáveis por, ao mesmo tempo, diminuir consideravelmente a fatura de eletricidade e ainda combater os duros impactos que a produção de energia causa em nosso planeta.
Benefícios financeiros
Além disso, um uso eficiente de energia também permite a sustentabilidade do ponto de vista dos negócios. Ao consumir menos, é possível diminuir custos de produção e baixar o preço a consumidores finais, deixando o negócio muito mais rentável no mercado. É mais sustentabilidade para o planeta e também para o orçamento!
Lembre-se de sempre utilizar montagens que estejam de acordo com as normas técnicas, a fim de proteger seu bolso e o meio ambiente. Entre em contato pelo nosso telefone e saiba mais!