Qual a importância do banco de capacitores? | Nova Força Engenharia

Qual a importância do banco de capacitores?

Qual a importância do banco de capacitores?

A condutividade de energia elétrica gera uma determinada quantidade de reatividade perdida, nos processos de cargas indutivas. Com a finalidade de correção das potências no decorrer desse processo, o banco de capacitores é utilizado para determinar os fatores de potência de determinada localidade para aplicar sobre esses fatores um meio de reduzir as multas geradas sobre as faturas de energia elétrica.

O que são banco de capacitores?

Os bancos de capacitores são os responsáveis pelo processo de compensação reativa, que promove a compensação dos fatores de potência e aperfeiçoa os processos de transmissão de energia. Assim, os processos de indução são controlados, a tensão nos terminais de carga sofre aumento e provoca a redução de perdas de reatividade nos procedimentos eletromagnéticos.

Nessa perspectiva, sua funcionalidade é compensar os processos de reatividade para promover melhor desempenho nos processos de geração de energia. Se comparado aos compensadores estáticos ou síncronos, é possível que se definam as seguintes vantagens:

  • – Apresentam menor custo em sua aplicabilidade;
  • – São mais fáceis de realizar os procedimentos para a instalação;
  • – A manutenção é mais fácil e acessível.

Dessa forma, os diferentes tipos de capacitores possuem os meios devidos para o armazenamento de cargas elétricas sempre que conectados a fontes geradoras de tensão.

Aplicabilidade do banco de capacitores

Para cada tipo de instalação elétrica é necessário um tipo de capacitor específico para a tensão gerada pelo equipamento conectado na fonte de energia. Assim, podemos definir que, para os aparelhos elétricos que utilizam potência ativa, os bancos de capacitores são pouco eficientes devido a esse tipo de consumo.

É o caso dos chuveiros, ferro de passar, lâmpadas e demais aparelhos que possuam carga resistiva. O banco de capacitores é essencial para outros tipos de equipamentos como motores elétricos, por exemplo, pois possui uma carga reativa. Como os equipamentos geram energia ativa e reativa, é necessário um controle sobre os fatores de potência para que se evite o excesso de consumo.

No entanto, o uso do banco de capacitores somente é eficaz nos equipamentos que demandam reatividade por que essa potência ocupa maior espaço a partir dos processos de magnetização, sendo muita energia perdida durante esse processo de transmissão.

A aplicabilidade do banco de capacitores impede que a potência gerada seja perdida e diminui a quantidade de consumo faturado mensalmente.

Tipos de banco de capacitores:

São 3 os tipos de banco de capacitores que se diferem pela sua forma de acionamento, que são os bancos de capacitores fixo, os programáveis e os automáticos.

Dentre suas aplicabilidades podemos dizer que os bancos de capacitores fixos são utilizados para evitar a geração de baixos fatores de potência e somente podem ser desligados de forma manual.

No caso do banco de capacitores programáveis, o desligamento é programado e acontece no horário capacitivo e no banco de capacitores automáticos, são aqueles que apresentam maior segurança em suas funcionalidades.

Se você busca por soluções eficientes para os seus sistemas elétricos, conheça nossos serviços através do nosso site. Contate nossos profissionais e seja atendido por quem entende do assunto!

Pesquisar

Tags

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco