- Automação Industrial
- 01.04.2018
Métricas de qualidade que a automação industrial proporciona
A automação industrial vem ganhando mercado cada dia mais nas indústrias e facilitando o entendimento dos processos operacionais, que ajudam a encontrar os defeitos na produção.
Isso proporciona mais segurança na identificação das métricas de qualidade e melhora significativamente as taxas de erros e os problemas de fabricação dos produtos.
Para entendermos melhor sobre a realidade da automação industrial dentro das empresas, elaboramos este artigo que irá explicar com mais detalhes quais são as métricas de qualidade usadas pelos profissionais desta área.
A importância das métricas de qualidade na automação industrial
As métricas de qualidade são extremamente importantes dentro do processo industrial, pois a partir delas são criadas estratégias conclusivas que orientam para a realidade da produção.
Isso contribui para que os processos envolvidos na produção sigam um padrão pré definido que auxilia as métricas de qualidade na interpretação dos pontos fortes e fracos, fazendo o sistema funcionar de fato.
Graças à automação industrial, uma modificação digital das métricas de qualidade vem ocorrendo em várias indústrias do mundo, fazendo com que se tornem mais claras e fáceis de serem analisadas.
As métricas de qualidade já existem há muitos anos, porém com a automação industrial, elas foram aprimoradas. Através dela, foram criados softwares para calcular e registrar as métricas de forma mais precisa e garantir melhor entendimento entre os operadores.
Um dos processos que foi aprimorado com a automação industrial foi o COPQ (cost of poor quality – custo por má qualidade). É um cálculo das métricas de qualidade utilizado para medir os prejuízos que a empresa teve por produtos abaixo ou fora das normas.
Esses custos envolvem ações como, retrabalho, desperdício de produtos, devoluções de mercadorias entre outros.
A automação industrial permite que os cálculos sejam feitos de forma muito mais rápida e ajuda a identificar padrões de qualidade ruim, contribuindo para criar estratégias de melhorias eficientes. Com a ajuda de um sistema inteligente, que pode ser acessado a qualquer instante, é possível acompanhar os resultados de cada ação e ver quais estão positivos e quais não estão.
Benefícios da automação industrial
Além do que já foi citado, ainda é possível listar várias outras vantagens proporcionadas pela automação industrial:
- Aumento da produtividade: o trabalho que antes era feito manualmente, a partir da automação, passou a ser realizado por equipamentos com uma alta capacidade de produção e com o mínimo de desperdício possível.
- Redução de custos: apesar de exigir um investimento alto em máquinas de automação industrial, o retorno é rápido, devido ao significativo aumento da produtividade e fabricação de materiais. Além da redução de desperdícios e de retrabalho.
- Segurança para os operadores: as máquinas são as responsáveis por realizarem os trabalhos de risco, preservando assim a saúde e integridade física dos funcionários.
- Controle e monitoramento: os controles e monitoramentos podem ser feitos também remotamente, contribuindo para reduzir as falhas na operação e riscos de acidente.
- Padronização de produtos: as máquinas desenvolvem exatamente os mesmos processos repetidamente sem perder a qualidade e o padrão dos produtos.
Quer saber mais sobre como a automação industrial pode favorecer seu trabalho e trazer benefícios para sua empresa? Entre em contato com a Nova Força Engenharia, e conheça nossos serviços! Telefones: (62) 3945-2200 / (62) 3945-2100 E-mail: contato@nfeng.com.br