- Automação Industrial
- 30.03.2018
5 Desafios da Automação Industrial
A Automação Industrial está presente em diversos setores da sociedade. A evolução tecnológica, ao mesmo tempo em que amplia o uso dessa técnica, impõe alguns desafios que devem ser contornados, principalmente por novos profissionais. Hoje, você vai conhecer cinco desafios da automação Industrial que devem ser debatidos e solucionados.
Afinal, o que é Automação Industrial?
A Automação Industrial é um conjunto de técnicas empregadas em um processo para torná-lo mais eficiente, econômico, sustentável e seguro. Uma das principais características do sistema é a diminuição ou mesmo substituição da mão de obra humana.
O conceito surgiu no século XVIII com a Revolução Industrial, quando a tecnologia penetrou em diversos processos produtivos, desde a agricultura até a indústria. Desde então, a ideia evoluiu e hoje está presente nos computadores, os quais realizam tarefas que, muitas vezes, o homem não consegue desempenhar.
A Automação Industrial está presente em áreas como automobilística, química, mineração, papel e celulose, embalagens e outras. Atualmente, destaca-se o uso dessa técnica na robótica.
Confira os 5 desafios da Automação Industrial
O avanço tecnológico influi diretamente na Automação Industrial. Isso porque, conforme surgem novos problemas, é necessário pensar novas soluções para melhorar ainda mais os processos.
Confira agora 5 desafios da Automação Industrial moderna:
1. Formação técnica e profissional
O primeiro desafio é a formação técnica e profissional de estudantes, especialmente da área de engenharia. O conteúdo programático visto em universidades e escolas técnicas é focado normalmente nos conceitos fundamentais relativos à profissão, o que faz com que os professores não tenham tempo de falar sobre as novas tecnologias que farão parte do cotidiano desses profissionais.
Mas é possível trabalhar a questão já nos ensinos fundamental e médio, para que crianças e adolescentes tenham contato com a Automação Industrial e conheçam sua importância e utilidade cotidiana.
2. Confiabilidade e segurança
Qualquer processo da Automação Industrial, ainda que sua execução pareça impecável, deve ser rigorosamente avaliado. Devem-se buscar possíveis falhas e respectivas soluções, a fim de minimizar os riscos de acidentes que possam lesar os seres humanos, o meio ambiente ou o cenário econômico.
3. Dominar processos complexos
A evolução tecnológica coloca uma preocupação para o ramo da Automação Industrial: dominar processos que estão se tornando cada vez mais complexos. Nesse sentido, também é importante pensar na interface dos sistemas desenvolvidos. Esta, por sua vez, deve ser simples o suficiente para que quaisquer pessoas possam utilizar o sistema, mesmo que não tenham conhecimento sobre os processos.
4. Impactos ambientais
Embora a Automação Industrial possa colaborar para a realização de atividades mais sustentáveis, alguns processos realizados na área prejudicam o meio ambiente. O desafio está em conciliar técnica e sustentabilidade para diminuir ao máximo os impactos ambientais.
5. Automação Industrial na área de Medicina
Esse é um desafio enfrentado pelo Brasil, o que não ocorre em países desenvolvidos. A área de Medicina tem muito a ganhar com a Automação Industrial, com benefícios para os médicos e, principalmente, para os pacientes (minimiza a dor e o desconforto na fase pós-operatória, diminui o tempo de permanência no hospital etc).
Hoje você conheceu 5 desafios da Automação Industrial, mas existem muitos outros. É preciso discutir essas questões a fim de tornar os processos cada vez mais seguros e benéficos à sociedade. Afinal, é impossível ignorar a Automação Industrial nesse e nos próximos séculos.
Se você gostou desse texto, entre em contato conosco pelo telefone (62) 3945-2200 e conheça todos os nossos serviços.