Blog

Fique por dentro dos assuntos

A parametrização de Relé e suas formas de realização
21
jan

Você sabe o que é um relé e como funciona? Sabe o que é a sua parametrização e conhece as suas formas de realização?

Em primeiro lugar, um relé é um dispositivo elétrico, cuja função é produzir mudanças súbitas, mas predeterminadas, em um ou mais circuitos elétricos de saída. Ele possui um circuito de comando que aciona um eletroímã assim que é alimentado por uma corrente elétrica. Este eletroímã realiza a modificação de posição de outro par de contatores ligados a um circuito ou comando secundário.

Os relés são, assim, um contato que se fecha ou se abre seguindo determinados fatores ou configurações. Eles podem ser muito pequenos e fáceis de se manusear, testar ou trocar por técnicos especializados. Existem vários tipos de construção mecânica para eles.

São produzidos dois tipos de relés: o eletromecânico e o fotoelétrico. O eletromecânico possui uma parte mecânica de contato, sendo que o seu acionamento acontece através da corrente elétrica em uma bobina.

Já o fotoelétrico tem como principal função acionar ou desligar automaticamente um determinado circuito, através da quantidade de luz. Este é o mais comum deles.

Parametrização de relés

O objetivo da parametrização é introduzir de forma adequada os ajustes de proteção que foram definidos, baseando-se em análises de seletividade e fixação dos parâmetros dos relés.

Realizar somente este procedimento, no entanto, não é garantia de que os mecanismos de proteção estejam operando corretamente. Por isso, também é aconselhável que se realize testes e calibração dos relés através de uma fonte de corrente e/ou tensão nos dispositivos de proteção. Assim, é possível verificar se estes estão funcionando em conformidade com o estudo de seletividade.

Formas de realizar a parametrização de relés

Existem duas maneiras de inserir os parâmetros de proteção dos relés: via frontal ou através de softwares específicos. No primeiro caso, os parâmetros são inseridos manualmente pelos técnicos capacitados para tal. No segundo caso, o software é desenvolvido por seu respectivo fabricante através de cabos específicos que são fornecidos pelos mesmos.

Como calibrar os relés de proteção

O objetivo da calibração de realizar testes com os relés é observar o tempo de atividade das funções de proteção dos relés através da inserção de corrente simulando situação de falha. Isso garante que o equipamento de proteção está ajustado de forma correta com os tempos estimados no estudo de seletividade.

Ao final, é apresentado um relatório que possui as seguintes informações:

• Resultado do teste;

• Conclusões;

• Recomendações;

• Qual tipo de corrente foi injetada no relé e seu tempo de atuação;

• Qual a tensão injetada e seu tempo de atuação.

Definição dos parâmetros de relés

Essa definição tem como função mostrar os ajustes definidos pelo estudo de seletividade nos moldes de cada tipo de relé que faz parte do escopo. Esse estudo mostra os ajustes que se fazem necessários nos relés de proteção para o seu funcionamento adequado.

Este artigo foi relevante para você? Quer saber mais informações sobre este e outros assuntos relacionados a eletricidade? Então, acesse nosso site e conheça também nossos serviços!

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades