A importância da sinalização nos quadros elétricos

A importância da sinalização nos quadros elétricos

sinalizacao-nos-quadros-eletricos

A importância da sinalização nos quadros elétricos

O quadro de distribuição, também chamado de quadro elétrico ou quadro disjuntor, recebe a energia elétrica de uma ou mais fontes e é responsável por redistribuí-la para os circuitos elétricos que estão conectados a ele.

Mas é fundamental que sejam tomados alguns cuidados preventivos para que haja menos risco de acidentes, uma das maneiras é sinalizando o local. Acompanhe nosso artigo e compreenda melhor a importância da sinalização nos quadros elétricos.

Sinalização no quadro

Para que não haja problemas posteriores com a identificação de cada cabo elétrico em um dos reparos ou em alguma manutenção posterior. Ou seja: os cabos de comando, neutros, de força e terra devem todos ser devidamente sinalizados.

Além desses, no quadro de energia deve ter a indicação de cada circuito ligado ao disjuntor, como consta no projeto, de maneira clara e objetiva para que não sejam confundidos os circuitos em questão.

A identificação pode ser feitas com etiquetas adesivas, mas é importante que ela seja de um material durável e que a identificação nela não se apague facilmente.

Sinalizar o quadro em si

Os quadros elétricos que não possuem sinalização (como aquelas de cuidado, perigo de choque elétrico) ficam muito mais vulneráveis a acidentes. Se o quadro não estiver bem sinalizado, por exemplo, corre o risco de alguém molhar a parede e correr um curto circuito, ou até um incêndio.

Quando um quadro está sinalizado, com placas chamativas que indicam a existência de um quadro elétrico ativo, as pessoas ficam mais atentas e tomam os cuidados necessários, principalmente quando se trata de ambientes com alta circulação de pessoas. É importante também sinalizar não provocar faíscas, para evitar o risco de incêndio.

Normas Regulamentadoras (NRs)

Existem duas NRs que são fundamentais serem consultadas para a execução desse tipo de projeto. São as NRs 10 e 26. A primeira, regulamenta as condições mínimas de execução, medidas de controle, e os requisitos de segurança para instalações e serviços em Eletricidade (NR 10), bem como parâmetros gerais sobre a sinalização interna do quadro.

A NR 26, por sua vez, ajuda na definição da sinalização do quadro elétrico para as pessoas que circulam no ambiente, já que essa norma estabelece as cores que são usadas para cada tipo de sinalização, identificando adequadamente os padrões que devem ser seguidos para cada caso, o que permite o rápido reconhecimento da sinalização para advertir riscos e evitá-los.

No tópico 10.10.1 da NR 10, é estabelecida a relação entre essas duas normas, destacando a importância em seguir a NR 26, que estabelece a padronização de placas adequadamente, principalmente em áreas de circulação de pessoas, de veículos e movimentação de cargas.

Para a montagem adequada de quadros elétricos, é fundamental contar com profissionais especializados e de confiança que realmente entendem do assunto e seguem as normas regulamentadoras.

Na Nova Força Engenharia, você encontra profissionais capacitados para todas as soluções em eletricidade. Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços e especialidades: www.nfeng.com.br. Você também pode entrar em contato conosco pelo telefone: (62) 3945-2200.

Pesquisar

Tags

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco