Blog

Fique por dentro dos assuntos

Qual é a norma de montagem de painéis elétricos?
04
dez

Os painéis elétricos são a causa de vários acidentes envolvendo choques elétricos ou mesmo princípio de incêndio – por isso a montagem correta desse equipamento deve ser prioridade no seu imóvel.

A fim de evitar problemas com o painel elétrico, seguir as normas NBR IEC 60439 e NR10 para montagem de painéis elétricos é essencial para garantir a sua segurança, de seus funcionários e até mesmo familiares.

Acompanhe esse post para conhecer mais sobre essas normas!

Norma NR10

A Norma NR10 se aplica às fases de projeto, aplicação, operação e manutenção dos painéis elétricos, sendo responsável por numerar e descrever os procedimentos para a instalação de equipamentos de energia elétrica e a manipulação de painéis elétricos, garantindo a segurança das instalações e a integridade física das pessoas envolvidas com o equipamento, sejam os profissionais que instalarão o equipamento ou aqueles que trabalham e convivem no local.

Algumas características da norma são projetar os painéis para não haver possibilidade de contato não intencional, o contato com o painel elétrico deve ser feito somente por profissionais treinados, cientes dos procedimentos de segurança; os esquemas de informações sobre as instalações elétricas devem ser claros , os painéis devem ser projetados para a proteção individual e coletiva de quem está em contato com ele e a manutenção deve ser periódica.

Dessa forma, percebemos que a adequação dos painéis elétricos à norma NR10 é essencial para a segurança do seu imóvel, já que presa pela manutenção constante do aparelho, feita apenas por profissionais treinados e cientes dos procedimentos de segurança.

Norma IEC 60439

A norma IEC 61439 é mundialmente recomendada, porém os órgãos reguladores de cada país escolhem segui-la ou não. No caso do Brasil, a ABNT decidiu seguir todas as recomendações da IEC 60439.

Essa norma se preocupa com os conjuntos de manobra e controle de baixa tensão, reforçando os cuidados necessários para a construção de painéis elétricos., preocupando-se com três valores básicos: segurança, continuidade do serviço e atendimento ao consumidor final.

Para garantir o cumprimento da norma, o fabricante de painéis elétricos deve verificar sempre a resistência dos materiais, a proteção dos invólucros, a distância correta de isolamento e de escoamento para evitar acidentes, se há proteção contra choques-elétricos e se os circuitos de proteção estão íntegros, as propriedades dielétricas, os limites de elevação de temperatura, a suportabilidade aos curto-circuitos, a compatibilidade eletromagnética e o funcionamento mecânico do painel elétrico.

Além disso, o fabricante deve sempre fazer manutenções periódicas no equipamento, garantindo a continuidade do serviço com segurança para todos os envolvidos no processo, avaliando sempre a suportabilidade às sobretensões, a capacidade de condução de corrente, a suportabilidade das correntes de curto-circuito, a proteção contra choques-elétricos e a proteção contra riscos de incêndio ou explosão. Essas questões pós-instalação do painel também são essenciais para cumprir a norma e garantir a segurança dos envolvidos.

Tem alguma dúvida sobre a instalação de painéis elétricos de acordo com as normas apresentadas? Não deixe de nos contatar para tirar as suas dúvidas e fazer um orçamento. Ligue para (62) 3945-2200.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades