Blog

Fique por dentro dos assuntos

Quais são os tipos de painéis elétricos?
16
mar

Dentre as etapas na hora da construção ou da reforma de um imóvel está a parte elétrica, requerendo sempre um trabalho cuidadoso que ligue todos os espaços de uso, que faça a distribuição das tensões e voltagem corretas e que tenha extrema segurança. Por isso é importante que um profissional especializado faça o serviço, mas em toda forma também é relevante que você conheça alguns aspectos relacionados à elétrica. Então vamos conhecer os tipos de painéis elétricos:

A função de um painel elétrico é ser o responsável pela distribuição da energia elétrica através dos vários circuitos individuais ou pontos de consumo de uma residência ou imóvel comercial. Neles encontramos os fusíveis, disjuntores e unidades de proteção.

Painel Elétrico de Distribuição e Sub-distribuição.

Este tipo são os mais comuns de serem encontrados na maioria das instalações elétricas comerciais, residenciais e na indústria. Nele há um painel elétrico de comando e montagem feito em um gabinete que é ligado por um cabo de alimentação de energia na sua entrada. A potência dele é repartida em vários disjuntores menores que devem oferecer proteção aos usuários através de equipamentos de choque elétrico ou incêndio resultante de faltas ligados à terra. Um painel de distribuição possibilita com que os circuitos individuais obtenham energia a partir de disjuntores que estejam classificados e isolados.

Painel Elétrico de Comando e Controle

Opta-se por este painel quando há a necessidade de controlar uma máquina ou equipamento. Não se podem delimitar exatamente os tipos de comando possíveis, uma vez que eles são montados a partir da exigência do sistema que orienta este controle, ou seja, depende da necessidade da máquina. Na montagem desse tipo de painel estarão inclusos CLPs, contadores, chaves eletrônicas e inversores, como também dispositivos de entrada de sinais, como os sensores.

Painel de Centro de Controle de Motores

Um CCM é composto de uma ou mais seções que são delimitadas para ter um barramento de energia comum, especificamente que tenham unidades de controle do motor. Este, por sua vez, é um conjunto de várias partidas de motores. O uso deste painel está relacionado a utilização em acionamento de motores de corrente alternada trifásicos em baixa tensão, entre 220 a 440 volts. Contudo ainda existe a possibilidade de centros de controle de motores de média tensão que acionam motores a uma tensão que pode variar entre de 2300V a 15000V. Por isso incluem inversores de frequência, CLPs controladores programáveis e dispositivos de medição.

 

Painel Elétrico Drives

Este tipo de painel é similar ao anterior, contudo nele podemos encontrar os conversores CC-CC, CC-CA ou CA-CC. Isso porque eles possibilitam não só o acionamento de motores, mas também o controle deles.

Montagem de Painel

Quanto à montagem, eles se diferenciam em quatro tipos: Armário, que são construídos dentro de soleiras e fixados no chão em base de concreto ou não; Multicolunas, que é uma variação do anterior ao combinas vários painéis do tipo armário e comuns em salas que centralizam a distribuição elétrica ou de acionamento de máquinas; Mesa, este tipo é desenvolvido como monobloco e também usado para acionamento e controle de máquinas; e Montagem Fixada, comuns em residências, que tem espaço físico reduzido e pode ser posto em paredes, colunas ou no próprio equipamento.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades