Blog

Fique por dentro dos assuntos

Saiba a importância do retrofitting nos equipamentos e máquinas
01
fev

Em processos industriais, todos os procedimentos que aumentem a efetividade e a qualidade, e ainda sem aumentar drasticamente esforços e gastos, são fundamentais. Entre estas situações, está a técnica do retrofitting, que pode trazer grandes vantagens para as empresas envolvidas neste segmento.

O que é o retrofitting?

Primeiramente, vamos falar sobre o que é o retrofitting em si. Ele é um processo no qual as peças de um determinado equipamento são trocadas por novas, mas sem uma alteração mais drástica, como a compra de uma nova máquina. Ocorre uma modernização, sem um gasto excessivo.

Importância de se realizar o retrofitting nos equipamentos

Com o conceito definido, é hora de falar sobre a importância do retrofitting nos equipamentos e máquinas industriais. Para começar, é essencial destacar a vantagem qualitativa gerada pelo procedimento.

Utilizando este processo, é possível, de maneira mais rápida e acessível, modernizar o maquinário e ganhar eficiência nos trabalhos, gerando produtos e serviços de maior qualidade, aumentando também a satisfação dos clientes no resultado final.

Por vezes, as empresas acabam mantendo estruturas mais antigas, que acabam perdendo efetividade, e não conseguem crescer, já que os produtos finais não trazem impacto positivo no mercado, impedindo o crescimento da marca.

Mais facilidade de organizar o orçamento e os custos

Um dos motivos que podem levar os gestores a não modernizarem seus negócios é não ter um orçamento tão grande, precisando reduzir e controlar os custos na produção. Pensando nesta situação, novamente o retrofitting se encaixa de forma perfeita para trazer soluções.

Realizando apenas uma troca de peças antigas por novas mais modernas e avançadas, o ganho já é enorme e, de quebra, os gastos não são exacerbados. Isso porque não se faz necessária a compra de maquinário, o que certamente traria um impacto grande nas contas.

A empresa não precisa investir uma grande quantia para renovar seus equipamentos, com peças 100% novas e atuais. Além disso, a troca impede uma eventual quebra da máquina, o que seria um cenário ainda pior, já que toda a produção pode ficar comprometida.

Detalhes a serem observados no momento de realizar o retrofitting

Com as vantagens bastante claras, também é importante destacar mais alguns detalhes sobre o retrofitting. Por exemplo, antes de realizá-lo, é fundamental que haja uma análise sobre a compatibilidade das novas peças e seu encaixe no funcionamento da máquina. Para isso, é importante um trabalho especializado, para que toda a eficiência desta opção seja realmente concretizada.

Estes são alguns dos pontos que fazem com que o retrofitting seja uma escolha bastante interessante para as máquinas e equipamentos. As empresas conseguem melhorar a qualidade da produção e do maquinário e, de quebra, não gastam valores exorbitantes, que poderiam causar sérios problemas na administração financeira do negócio.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre as estruturas de processos industriais? Somos uma empresa que trabalha com qualquer tipo de processo elétrico e de automação, com qualidade garantida e experiência no mercado. Também prestamos serviços de instalação elétrica, se necessário. Não perca tempo e conheça nosso trabalho!

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades