Blog

Fique por dentro dos assuntos

A importância da manutenção nas máquinas industriais
28
jan

Muitas empresas, querendo reduzir custos , negociam com os fornecedores preços melhores, procuram novas técnicas para aumentar o volume de vendas , mas se esquecem de algo imprescindível e que pode trazer bastante economia: a manutenção nas máquinas industriais .

Preservando seu patrimônio

Todos sabemos que um investimento em máquinas industriais não é dos menores. Diversas empresas acabam pegando linhas de financiamento para custear um equipamento que lhes garantirá melhores condições de trabalho e aumento de sua produtividade .

Sendo assim, conservar as máquinas adquiridas com tanto esforço é, no mínimo, preservar o patrimônio corporativo, além de evitar problemas maiores. Para tanto, é imprescindível fazer manutenção nas máquinas industriais .

Tipos de manutenção e seus objetivos

Há três tipos de manutenção, e cada um deles é feito em momentos distintos e com objetivos diferentes. Confira:

  • Manutenção preditiva – é quando já se sabe que há um problema na máquina, mas como não há, naquele momento, uma forma de parar o processo produtivo, devendo-se conseguir que ela continue operando sob monitoramento constante até que seja sanado;
  • Manutenção corretiva – é aquela manutenção de urgência. O problema na máquina foi tão grande que ela parou de funcionar e não há o que fazer a não ser corrigir o problema, chamando um técnico que o identifique e faça o que for necessário para que ela volte à sua atividade normal;
  • Manutenção preventiva – como o próprio nome diz, é aquela que se antecipa ao problema ou falhas para que nem mesmo surjam.

 

 

Prevenir ainda é melhor

Sim. O velho ditado continua sendo válido: prevenir é melhor do que remediar. A manutenção preventiva evita que haja uma parada na produção devido a um problema na máquina.

Quando se faz uma manutenção preventiva , é possível escolher o momento certo para que ela ocorra. Afinal, o custo de uma interrupção do processo produtivo fora de hora pode ser imenso e, a depender do que está sendo fabricado e do momento específico, o fato de não entregar o pedido gera outras consequências, inclusive o cancelamento de uma compra já efetuada.

Considerando essas questões, vale lembrar alguns dos benefícios de uma manutenção preventiva :

  • Economia. Bem ajustada, o maquinário trabalha de forma mais eficiente, economizando, inclusive, energia elétrica;
  • Vida útil. Cuidar bem do equipamento prolonga seu tempo de vida útil , o que também economiza, não precisando adquirir máquinas novas por muito mais tempo;
  • Legislação. A manutenção preventiva evita que multas e possíveis interdições sejam feitas, principalmente com relação a danos ambientais, sem mencionar que minimiza o risco de acidente de trabalho;
  • Confiabilidade. Clientes que deixam de ser atendidos no prazo acordado, devido a falhas em suas máquinas, perderão a confiança na hora de fazer outro negócio. Conservando os equipamentos em ordem, isso não acontecerá.

 

Garantir o bom desempenho das máquinas industriais é fator primordial para que o resultado geral da empresa seja positivo. Sob esse ângulo, sua correta manutenção deve ser a prioridade de todo e qualquer gestor. Assim, esse tipo de manutenção se constitui na melhor opção, pois previne interrupções fora de hora, conserva o equipamento em boas condições e ainda gera economia.

Manutenção preventiva de qualidade

Nossa empresa é especializada em montagens de quadros, painéis, seja em montagem convencional, seja TTA e centros de medições, para qualquer solução elétrica ou automação , além de prestar serviço de execução de instalações elétricas ou automação.

Por conta da excelência de produtos, serviços e atendimento ao cliente, ganhamos vários selos de qualidade. Conheça mais sobre o que podemos fazer por sua empresa, entrando em contato conosco .

Nossos profissionais têm toda a expertise necessária para ajudá-lo em suas demandas, tirar suas dúvidas e fazer manutenção em suas máquinas industriais . Conte conosco!

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades