Blog

Fique por dentro dos assuntos

Veja quais são as principais causas de acidentes elétricos
14
dez

Infelizmente, nossos corpos são como metais e cabos de energia: eles são excelentes condutores de eletricidade. Isso explica por que acidentes são comuns em nossas casas e locais de trabalho em que os circuitos elétricos estão presentes.

A eletricidade pode causar choques elétricos, especialmente quando você coloca o dedo em um condutor de corrente de alta tensão ou como resultado de um curto-circuito.

Podem ocorrer ainda incêndios elétricos se as tensões forem muito altas, causando queimaduras, morte ou danos à propriedade. Felizmente, aqui falaremos sobre algumas das causas mais comuns de acidentes elétricos e suas respectivas medidas preventivas.

Uso indevido de aparelhos elétricos

Luminárias e eletrodomésticos são as causas mais comuns de acidentes elétricos em sua casa ou no seu local de trabalho, especialmente quando usados de maneira inadequada.

Por exemplo, usar uma lâmpada com 100 watts em uma luminária de 40 watts pode acabar desencadeando a fusão dos fios do aparelho, podendo causar um choque elétrico em você e também levar a um incêndio.

Da mesma forma, o perigo também pode ocorrer quando você conecta um cabo a uma tomada de adaptador que é conectada a um soquete de lâmpada.

Para evitar acidentes causados pelo mau uso de aparelhos elétricos e eletrodomésticos, pare ou evite usar equipamentos e dispositivos elétricos que produzam fumaça e zumbidos ou emitam faíscas e choques.

Outra medida preventiva é garantir que você desconecte seus aparelhos antes da limpeza e não opere nenhum equipamento ou aparelho elétrico enquanto estiver na água.

Umidade das Áreas com Circuitos Eléctricos

A água é um excelente condutor de eletricidade e, portanto, entrar em contato com ela durante a operação de equipamentos elétricos pode resultar em acidentes graves, como choques, queimaduras e incêndios.

Portanto, para evitar acidentes elétricos em áreas úmidas, você deve consertar o interruptor de falha de aterramento em todas as suas cozinhas, banheiros, áreas externas, garagens e em qualquer outra área da sua casa ou local de trabalho que possa ser molhada.

O interruptor de circuito de falha de aterramento protege contra acidentes elétricos comuns, como incêndios ou choques que ocorrem quando as correntes elétricas entram em contato com a água, fiação defeituosa, e qualquer outro risco de falha de aterramento.

Cabos e Plugues Nus

Cabos elétricos e plugues nus ocasionam os acidentes elétricos fatais mais comuns ao longo dos anos. Usar cabos elétricos não isolados, soltos ou expor plugues e cabos elétricos à água é muito perigoso.

Portanto, para garantir que você esteja seguro contra choques, queimaduras e incêndios, deve colocar em prática medidas preventivas, como evitar o uso de plugues ou cabos nus.

Além disso, substitua qualquer cabo que não esteja isolado ou que tenha se soltado do plugue. Nunca use um cabo que tenha sido reparado com fita isolante.

Os cabos de extensão, como os protetores contra surtos e as réguas de energia são os maiores trapaceiros do grupo de cabos; você deve evitar seu uso especialmente sob os tapetes ou exposição à água.

Além disso, você deve usar o cabo adequado para cada trabalho, para garantir que a capacidade do cabo não exceda as exigências dos dispositivos conectados a ele.

Para serviços elétricos de qualidade, contate a Nova Força Engenharia. Acesse o site ou ligue pra gente para conhecer nossos serviços e garanta o melhor e mais seguro atendimento para sua casa ou empresa.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades