Blog

Fique por dentro dos assuntos

Quando devo usar cabine primária em minha empresa?
03
fev

A cabine primária está relacionada a distribuição de energia elétrica de média tensão. Ela pode ser utilizada em indústrias, empresas, condomínios e até residências de grande porte. Esse equipamento é responsável pela passagem de energia elétrica da concessionária até o estabelecimento onde o equipamento está instalado.

Normalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a cabine primária só pode ser instalada quando de acordo com a norma da ABNT NBR 14309. Ainda, é importante que a empresa responsável pela instalação e manutenção do objeto siga recomendações dos Corpos de Bombeiros, das concessionárias e qualquer outra diretriz nacional ou internacional necessária.

Motivos para utilizar cabine primária em empresas

Consumo de potência maior que 75 kVA ou 99 CV

Cabines primárias são usadas quando a demanda de um consumidor supera a potência máxima fornecida pela concessionária na energia de baixa tensão. Ou seja, quando o consumo é acima de 75 kVA ou 99 CV, esses equipamentos devem ser instalados nas empresas.

Redução na cobrança de tarifas

A instalação de cabines primárias também pode ser feita mesmo em empresas com consumo inferior a 75 kVA. Essa alternativa permite redução nas tarifas cobradas, pois a ligação em média tensão tem menores custos, comparada à baixa tensão.

Contudo, empresas com distribuição elétrica subterrânea não podem optar pelo uso desses equipamentos, quando o consumo for abaixo de 75 kVA.

Cuidados com a segurança

A cabine primária garante segurança aos consumidores, equipamentos e aparelhos eletrônicos, quando instalada por profissional capacitado e seguindo regulamentações nacionais e internacionais.

Esse objeto é isolado em divisões incombustíveis e fechadas (cubículos), com aviso de perigo nas portas. Os modelos mais utilizados de cabine primária são os cubículos pré-fabricados (blindados) e os cubículos de alvenaria. Esses compartimentos evitam que, em caso de dano de algum componente da cabine (como explosão ou curto-circuito), outros objetos também sejam afetados. Quando usados em empresas, servem para impedir acidentes no trabalho, que poderiam resultar em ferimentos graves, invalidez ou mortes de funcionários.

As cabines primárias também ajudam a preservar a vida útil de aparelhos eletroeletrônicos por mais tempo, pois controlam a potência da energia elétrica. Esses equipamentos transformam as tensões transmitidas pelas concessionárias de energia em tensões comuns de utilização (440V, 380V, 220V, 110V). Assim, evitam estragos causados pela alta voltagem e, em empresas, diminuem prejuízos causados por avaria e destruição de objetos de trabalho.

Distribuição de energia de acordo com a necessidade de consumo

Após receber a energia transmitida pela concessionária, a cabine primária distribui apenas a exata voltagem necessária para cada estabelecimento e objeto. Dessa forma, os equipamentos e maquinários de uma empresa podem funcionar corretamente consumindo a energia adequada, sem excessos ou insuficiências. Isso também acaba influenciando na redução de gastos com eletricidade e preservação da vida útil de objetos.

Considerações Finais

O uso de cabines primárias é recomendado para empresas que buscam economia na cobrança de tarifas, distribuição de energia equivalente ao consumo e maior segurança para trabalhadores e equipamentos eletrônicos. Também é essencial para empreendimentos que requerem alto consumo de eletricidade (acima de 75 kVA ou 99 CV).

Se você tem interesse em instalar uma cabine primária na sua empresa, conheça nossos serviços. Com profissionais qualificados, fazemos instalações elétricas de acordo com as normas e diretrizes propostas pela ANEEL e ABNT e seguindo todas as etapas adequadas do processo (projeto, montagem, ensaio dos equipamentos e operação). Também, disponibilizamos serviços de manutenção, quando necessário.

Fontes:

https://www.portaldaarquitetura.com.br/o-que-e-uma-cabine-primaria/

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1099

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades