Blog

Fique por dentro dos assuntos

Qual a diferença entre instalação elétrica residencial, comercial e industrial?
30
nov

Os três tipos de instalações elétricas citados têm suas diferenças principalmente no que diz respeito à complexidade do projeto e tensão elétrica que precisa ser empregada em cada um.

Vale ressaltar que em todos os casos é importante estar de acordo com as normas de instalação e de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), instrumentos e materiais com a certificação do Inmetro para garantir maior durabilidade, qualidade e segurança nas instalações elétricas.

Leia os tópicos a seguir e entenda melhor a diferença entre instalação elétrica residencial, comercial e industrial.

As diferenças nos projetos de instalação elétrica

Como você pode perceber, a diferença entre instalação elétrica residencial, comercial e industrial começa no projeto da instalação. Ele costuma ser elaborado por um engenheiro eletricista ou arquiteto, que considera as especificidades de cada instalação: a tensão elétrica, circuitos, disjuntores, pontos de luz, interruptores, tomadas, relés e entre outros.

As instalações residenciais ou prediais são de baixa tensão e menos complexas. Ainda assim precisam de um projeto que contemple-as adequadamente. Nesse tipo de instalação não costumam ser utilizados relés, mas é de extrema importância o uso de disjuntores, para evitar curtos-circuitos, sobrecarga na rede e até incêndios. Esse tipo de instalação deve seguir a NBR 5410, que diz respeito às instalações de baixa tensão.

As instalações comerciais costumam ser de média ou baixa tensão. Ela é determinada pelo tipo de carga elétrica que o estabelecimento precisará receber para alimentar os equipamentos elétricos e iluminação do local.

O projeto de instalação elétrica, consequentemente deverá ser planejado com cautela para que seja feito com precisão, segurança e qualidade necessária.

No caso das instalações industriais, elas são de alta tensão e demandam muito mais cautela dos engenheiros e profissionais eletricistas. São usados diversos sistemas para controlar e medir todo o sistema elétrico e o consumo de energia em cada setor da instalação. Relés e outros sistemas são usados para maior proteção e controle dos equipamentos e do maquinário, além dos próprios funcionários do local.

A importância de uma instalação elétrica de qualidade

Uma instalação elétrica feita de acordo com as normas técnicas, com um planejamento bem estruturado, profissionais capacitados, e com materiais de qualidade, pode durar por aproximadamente 20 anos, sendo necessário efetuar revisões a cada 10 anos (em caso de redes de baixa tensão).

Uma instalação que não segue os padrões necessários pode trazer sérios riscos para o sistema elétrico e para as pessoas que usufruem da instalação, que vão muito além de uma conta de energia maior do que o esperado. Choques, incêndios e curtos, são apenas alguns dos riscos e todos eles podem ter consequências fatais.

Para garantir que seu projeto respeite a diferença entre instalação elétrica residencial, comercial e industrial, seja seguro e feito com qualidade, é importante contratar profissionais capacitados e com experiência no setor.

A Nova Força Engenharia é especializada em soluções elétricas e automação, prezando pela qualidade, segurança e satisfação dos clientes, sempre se mantendo atualizados com as normas técnicas vigentes. Entre em contato conosco para mais informações e orçamentos: (62) 3945-2200.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades