Blog

Fique por dentro dos assuntos

Quais cuidados deve-se ter nas instalações elétricas provisórias no canteiro de obras?
12
dez

Acidentes com eletricidade são um risco enorme para os profissionais em um canteiro de obras. Um descuido pode levar a graves consequências, inclusive a morte. Ter atenção na hora de trabalhar com a fiação é essencial, assim como seguir todas as regras de segurança e estar atento às exigências e recomendações legais.

Equipamentos são necessários

Conhecer a estrutura da rede elétrica é importante para poder combater defeitos o mais rápido possível. O quadro de distribuição e medição é uma alternativa muito eficiente para manter controle sobre todos os condutores que estão envolvidos na instalação, e dentro deles, é necessário contar com um diagrama que mapeia todos os fios, plugues e tomadas.

Os disjuntores são equipamentos obrigatórios em qualquer rede de energia, e é importante que sejam preparados para desarmar e cortar a corrente quando há sobrecarga elétrica ou térmica.

Dependendo dos fins da construção, diferentes instalações devem ser feitas, algumas aéreas, outras subterrâneas. Em casa, diferentes medidas devem ser tomadas para garantir a segurança.

Por exemplo, no caso da aérea, é necessário fazer estudos para definir a altura ideal para que não atrapalhe a circulação dos funcionários, e nem as máquinas que operam no canteiro de obras. Ao se tratar da subterrânea, é parte fundamental do processo, revestir os condutores com eletrodutos que impedem que o impacto mecânico danifique a estrutura, evitando rompimento dos fios, danos ao revestimento e curtos-circuitos.

Como a instalação ainda está em caráter provisório, os elementos da rede podem ficar expostos a intempéries, no entanto, isso jamais deve acontecer. A água, em contato com os condutores metálicos, pode favorecer a oxidação de determinados materiais, prejudicando a estrutura, além de favorecer a chance de um trabalhador levar um choque.

Atenção dos funcionários

Ainda com a obra no início, é necessária a presença de um eletricista. Os funcionários devem receber um treinamento adequado para conhecer todas as maneiras de evitar acidentes ao trabalhar próximo a instalações elétricas, e como proceder caso algo venha a acontecer.

Quando qualquer operação esteja sendo feita na rede de energia, o quadro de luz deve ser desligado completamente e o acesso deve ser restrito apenas ao eletricista responsável, para evitar que a corrente seja religada novamente por alguém desinformado. O uso de cadeados é uma boa maneira de impedir esse tipo de acidente.

A integridade da instalação deve ser verificada periodicamente para saber se algum dos fios apresenta defeitos, ou alguma ligação foi feita de maneira irregular, sempre se atentando ao fato de que a maior parte dos acidentes em canteiros de obras decorre da falta de cuidados com a eletricidade. A atenção é essencial para manter a segurança.

Revisões constantes não encarecem a obra, e podem até significar redução nos custos ao fazer a substituição de equipamentos que não operam com o maior rendimento possível. Além disso, possíveis acidentes representam possíveis gastos. A segurança e o orçamento da obra são melhorados quando há vigilância constante.

A Nova Força Engenharia é uma empresa especializada na montagem de quadros elétricos e automação. Especialistas podem tirar as suas dúvidas sobre a segurança nas instalações elétricas provisórias. Entre em contato pelo telefone (62) 3945-2200, e conheça as soluções oferecidas.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades