Blog

Fique por dentro dos assuntos

Quadro Geral de Distribuição: O que é e para que serve?
02
dez

Quadro Geral de Distribuição: O que é e para que serve?

O Quadro Geral de Distribuição é um dos equipamentos mais importantes na instalação elétrica de qualquer imóvel, seja residencial ou comercial. É ele o responsável por concentrar todos os cabos referentes à fiação elétrica e por distribuir energia a todos os cômodos da edificação.

No artigo de hoje, você vai entender o que é e para que serve o Quadro Geral de Distribuição, uma peça chave na construção de um imóvel e que deve ser instalada de acordo com normas de segurança. Confira!

O que é o Quadro Geral de Distribuição

O Quadro Geral de Distribuição, também conhecido como Quadro de Luz, Quadro de Disjuntor ou caixa de fusíveis, é um painel composto por chaves, fusíveis e disjuntores, no qual os cabos do relógio de medição estão concentrados.

É nele onde está toda a fiação elétrica do imóvel, seja pontos de luz, tomadas, interruptores e outros, e onde também existem os barramentos, responsáveis pela proteção dos circuitos contra choques, curtos e sobrecargas.

Atualmente, existem Quadros de Distribuição Inteligentes, cuja distribuição de eletricidade pode ser monitorada de forma remota. Nesses painéis, também conhecidos como Smart Panels, é possível utilizar o smartphone para acompanhar informações como operação e consumo de energia, por meio de gráficos, imagens e tabelas, e até mesmo para religar o quadro.

Com esse equipamento, fica mais fácil tomar decisões frente a problemas na distribuição elétrica. É possível, inclusive, programar o painel inteligente para enviar mensagens nesses casos, seja pelo desarmamento de algum disjuntor ou por outros motivos.

Para que serve o Quadro Geral de Distribuição

As principais funções do Quadro Geral de Distribuição, componente importante na instalação elétrica de uma edificação, são receber energia elétrica de fontes de alimentação e distribuí-las a todos os cômodos do imóvel.

Além disso, o painel serve para proteger os fios e circuitos elétricos de curtos e sobrecargas, os quais podem causar incêndios e outros problemas em toda a fiação elétrica da construção.

É no Quadro Geral de Distribuição onde também se decide quanta carga elétrica cada fio poderá suportar. Tomadas, por exemplo, terão carga diferente de aparelhos elétricos. Isso é importante para evitar riscos à segurança da instalação.

É sempre importante que a instalação elétrica siga as normas regulamentadoras existentes no Brasil, como a NBR 5410, que regula as instalações em baixa tensão, e a NR-10, referente à segurança dos serviços de eletricidade.

É interessante, ainda, que seja deixado um espaço para o caso de futuras ampliações, bem como realizar o aterramento, garantindo a segurança dos equipamentos e de seus usuários.

Outra dica é realizar periodicamente a manutenção do Quadro Geral de Distribuição, já que o componente possui um tempo de vida útil, normalmente de 10 anos.

Em muitas residências, é comum que o painel tenha mais de 20 anos e nunca tenha passado por qualquer tipo de manutenção ou revisão, o que pode ocasionar problemas como desligamento da chave, curtos-circuitos e até incêndios.

Se você está precisando de soluções elétricas para seu imóvel, entre em contato conosco pelos telefones (62) 3945-2200 ou (62) 3945-2100 e contrate um de nossos serviços.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades