Blog

Fique por dentro dos assuntos

Dicas para acertar ao montar o projeto elétrico residencial
06
dez

Quem nunca viveu em uma casa que parecia não ter suficientes tomadas? Ou tinha que lidar com os disjuntores desarmando cada vez que tomava um banho quente ou ligava certos aparelhos?

Estes problemas podem ser culpa de um projeto elétrico inadequado para a sua residência. No caso dos disjuntores que desarmam por qualquer coisa, é muito comum esta situação estar relacionada à imóveis mais antigos. Pois estas instalações não previam que tantos equipamentos fossem ligados à rede de energia.

É para evitar estes problemas que o projeto elétrico é fundamental. Pois é através dele que será definida a potência necessária para os circuitos da residência. Afinal, é importante que o abastecimento elétrico da casa não corra risco de sobrecargas. Mas há ainda outros fatores que podem, e devem, ser observados neste projeto.

No desenho da planta já poderá ser escolhido, por exemplo, o número e posicionamento das tomadas da casa. Este procedimento vai servir também de garantia para que a instalação elétrica desta residência ofereça a maior segurança possível.

Este artigo vai servir para quem deseja reformar um imóvel antigo ou montar a casa do zero na planta. Confira abaixo algumas dicas para acertar na montagem do seu projeto elétrico residencial.

Principais cuidados em um projeto elétrico residencial

Para que você acerte no planejamento da instalação elétrica o primeiro ponto a se observar é o desenho da planta. Pois é ele que vai guiar o projeto elétrico. Conhecer o perímetro de cada cômodo, e questões de dimensionamento de iluminação e tomadas, torna as suas decisões mais conscientes.

Nestes desenhos deve constar de forma clara a potência das tomadas, além da definição da carga total necessária. Separações e proteções de circuitos também deverão estar definidos aqui. Ou seja, é neste tópico que serão posicionados disjuntores e chaves gerais.

Incluir a sua preparação elétrica na planta também permite organizar os materiais que serão utilizados. O que nos leva ao segundo elemento com que se deve tomar cuidado.

Use sempre materiais de qualidade. Investir em marcas baratas, mas pouco confiáveis, pode representar um risco de segurança. Mesmo porque você também pode achar materiais de qualidade com uma boa relação de custo-benefício. Uma vez que você tenha escolhido o seu material, distribua os componentes elétricos na planta.

Em seguida, revise a potência a ser utilizada. A maior parte das tomadas vão ser do tipo comum, com 100 watts de potência. Mas algumas áreas da sua casa, como cozinhas, banheiros, garagens e áreas de serviço, podem demandar mais energia.

Para dar conta de abastecer os aparelhos comumente usados nestes espaços, é recomendável o uso de tomadas de 600 watts. Não esqueça de anotar todos estes dados na planta.

Lembre-se também de que aparelhos de grande potência necessitam de um circuito isolado. Isto acontece porque normalmente estes produtos necessitam de uma carga elétrica que ultrapassa os 1200 watts. São exemplos comuns os chuveiros e ares-condicionados.

Uma dica neste sentido é que eletrônicos como computadores também podem se beneficiar de circuitos exclusivos. Pois mesmo que não demandem tanta energia, esta configuração possibilita maior segurança. Se este eletrônico é a sua ferramenta de trabalho então, maior razão para seguir esta dica.

Por fim, dê especial atenção ao quadro de distribuição. Pois ele é o plano de partida para a distribuição dos pontos elétricos no seu projeto. E deve haver sempre um espaço para a instalação de novos circuitos neste quadro.

Isto vai permitir que eventuais reformas na sua casa sejam mais tranquilas do ponto de vista elétrico. Ou mesmo em caso de haver uma modificação na distribuição, o projeto poderá ser levado adiante com facilidade.

Entre em contato

Dê atenção a todos os itens mencionados e o seu projeto elétrico residencial terá acertos garantidos. Se você busca por serviços elétricos de qualidade para executar estes planos, a Nova Força Engenharia pode te ajudar.

Trabalhamos com quadros e painéis elétricos, fazemos atendimento para implantação de maior eficiência energética e muito mais. Nossos serviços incluem até mesmo a automação residencial. Quer saber mais a respeito? Ligue agora para (62) 3945-2200.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades