Blog

Fique por dentro dos assuntos

Como atender a norma NR-12?
02
fev

A NR-12 é uma norma regulamentadora que garante a segurança e a saúde do trabalhador. Assim como as outras NRs, todas as empresas brasileiras regidas pela CLT são obrigadas a segui-la.

Cada norma regulamentadora diz respeito a um ponto específico de segurança no ambiente de trabalho. A 12, a que referimos neste texto, diz respeito às máquinas e equipamentos, que devem ser constantemente monitorados para que apresentem o mínimo possível de riscos ao operador.

Para atender à NR-12 em sua empresa, é preciso ter atenção aos procedimentos obrigatórios nos locais destinados a esses equipamentos e maquinários, como serviços, áreas de circulação, dispositivos de partida e parada, além da manutenção e operação corretas.

Muitas empresas preferem terceirizar os serviços de implementação da NR-12, mas é imprescindível que os colaboradores conheçam as normas e estejam alinhados às condutas de uso dos maquinários e vivência nos locais de trabalho para sua própria segurança.

De acordo com a norma, as medidas de proteção precisam ser adotadas na seguinte ordem:

  • • medidas de proteção coletiva;
  • • medidas administrativas ou de organização do trabalho;
  • • medidas de proteção individual

Passos para adequação da empresa

Alguns passos básicos devem ser seguidos para garantir a adequação dos equipamentos da empresa à norma. O primeiro é a atenção à segurança do funcionário. Ele deve entender como as regras o ajudam em seu dia a dia no local de trabalho.

Em segundo lugar, a diretoria da empresa precisa estar engajada com o trabalho de aplicação das normas para que possa providenciar os recursos humanos e financeiros necessários para que ele seja efetuado corretamente na indústria.

Feito isso, deve-se partir para o planejamento inicial, que corresponde à checagem do atual estado das máquinas, saber se precisam ser substituídas por novas, ou apenas se devem se adequar ao que pede a NR-12, avaliando todos os possíveis riscos presentes no uso dos equipamentos.

De olho na equipe correta

Seguindo este trabalho, é preciso buscar informações confiáveis, e não confiar diretamente nos fornecedores. Profissionais experientes na área podem analisar a NR-12 por inteiro e verificar o que realmente é necessário.

Investir em um time que seja multiprofissional vai garantir que cada empregado atue em sua área de especialidade. Engenheiros de segurança, médicos de trabalho e engenheiro de processos, por exemplo, têm conhecimentos distintos, mas igualmente necessários.

Depois de fazer o planejamento de recursos e de tempo, deve-se iniciar uma execução segura do trabalho de adequação à norma, fazendo parcerias com empresas capacitadas que possam atender às reais necessidades da sua.

Unindo-se ao colaborador

Cada setor da empresa que usa máquinas e equipamentos deve ser analisado de acordo com suas especificidades. Os profissionais responsáveis pela aplicação da norma devem determinar os limites da máquina, identificar perigos, estimar e avaliar os riscos para permitir seu uso.

Além de cumprir todas as orientações que se referem aos procedimentos de operação, limpeza, manutenção, inspeção, transporte e outros que se relacionam aos equipamentos, os funcionários devem comunicar aos seus superiores quando algum dispositivo de segurança não está correto. Por isso, é necessário que o empregado participe de treinamentos periódicos promovidos pelo empregador para que as normas sejam cumpridas, garantindo, assim, sua própria segurança.

Precisa de instalações elétricas ou automação, ou montagem de quadros e painéis – tudo com excelência na qualidade e segurança? Conheça nosso site e consulte nossos serviços.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades