necessidade da correção do fator de potência nas instalações industriais?

Qual é a necessidade da correção do fator de potência nas instalações industriais?

Qual é a necessidade da correção do fator de potência nas instalações industriais?

Para quem trabalha diretamente com instalações industriais, é fundamental saber alguns conceitos sobre parte elétrica, relacionada ao funcionamento dos processos. Um destes aspectos tem relação com o chamado fator de potência.

Este nome diz respeito à relação entre a potência ativa e a potência reativa, o que indica a eficiência com a qual aquela determinada energia está sendo utilizada. Só pelo conceito, já fica clara a importância em processos industriais, que dependem de efetividade para que os procedimentos funcionem com perfeição.

Necessidade da correção de fator de potência

Com o conceito em mãos, chegamos ao ponto principal, que é a necessidade de se fazer a correção do fator de potência em instalações industriais. Os cálculos indicam que o ideal é a manutenção do fator em número próximo ao 1, o que indica justamente o equilíbrio e o aumento da eficiência.

Se este valor for muito baixo, pode causar problemas sérios, como quedas de tensão ou sobrecargas, o que acarretará perdas sérias para as indústrias, seja com quebra de aparelhos e máquinas ou perda da qualidade da produção, seja qual for o segmento. Por isso, existe sempre a necessidade de se corrigir o fator de potência, mantendo-o nos níveis ideais.

Legislação regula o fator de potência

Outro detalhe importante sobre a correção dos fatores de potência é o fato de a própria legislação brasileira regular os valores que devem ser mantidos (na casa de 0,92), tanto em processos industriais, como também por parte das pessoas, em suas casas, lojas ou afins.

Ou seja, também para se manter sempre dentro dos procedimentos previstos em decretos, é importante que as indústrias atentem para a correção dos fatores de potência em seus processos. Isso evitará contas mais altas, que causem gastos desnecessários e perdas no custo-benefício da produção.

Como fazer para corrigir o fator de potência

Já que é necessário realizar esta ação em determinados momentos, é fundamental que os responsáveis nas indústrias saibam como chegar de forma precisa à correção do fator de potência. Geralmente, o ideal é desligar qualquer máquina, ou motor, que não esteja com função naquele determinado momento. Ou ainda, motores que trabalhem com potências maiores do que a necessária para a ação que realizam.

Resumindo, a eficiência gerada pelo fator de potência no valor exato vem do uso correto e racional das máquinas, sem gastos com cargas inutilizadas, para que não haja nenhuma sobrecarga que cause problemas na energia utilizada.

Conte com nossa ajuda para soluções elétricas

Como foi explicado durante o texto, o fator de potência é um dos aspectos fundamentais para o bom funcionamento elétrico nas indústrias. Se tudo funcionar com correção, as produções se tornam mais efetivas e rápidas, melhorando todo o sistema do negócio, aumentando os lucros e a satisfação dos clientes.

Por isso, conte com nossa ajuda para ter os melhores serviços em soluções elétricas. Somos especializados em montagem de quadros e painéis, independente das exigências da instalação. Também executamos trabalhos de instalação elétrica e automação, sempre com a qualidade necessária e pedida pelos clientes. Não perca tempo e conheça nosso trabalho.

Pesquisar

Tags

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco