Blog

Fique por dentro dos assuntos

Importância da medição de energia para a eficiência energética
28
mar

Você mede a energia que consome? Ficar de olho nos seus hábitos de consumo é essencial para alcançar melhores valores na sua conta de luz, independente da bandeira em vigência.

Os tempos de crise aumentam ainda mais a importância da medição de energia para a eficiência energética e, consequentemente, um consumo mais consciente e que evite sustos todo mês.

No final de 2017, foi liberado um aumento de mais de 40% na bandeira tarifária vermelha de nível 2, passando para cinco reais o valor de cada 100 quilowatts-hora consumidos dentre o período determinado. E para você, como foi o resultado disso?

Conheça o seu consumo de energia para que suas contas de luz deixem de ser um fator assustador no seu orçamento. Assim, você ainda consegue diminuir o impacto que você deixa no meio ambiente!

– Medir para entender o seu consumo de energia e aprimorá-lo

 

A medição de energia permite que você entenda como a consome e encontre os pontos problemáticos para, então, atuar e resolvê-los através de mudanças essenciais. Assim, você pode fazer mais com o menor gasto de energia. Sem o levantamento desses dados, é impossível alcançar a eficiência energética e seus frutos.

Um método para conseguir o valor aproximado da medida real, pode ser feito através do cálculo do consumo de cada um dos seus equipamentos elétricos dentro de um determinado período, geralmente trinta dias.

Cada aparelho possui uma potência elétrica. Essa informação está presente nas embalagens e também pode ser facilmente encontrada online. Para calcular o consumo aproximado de cada aparelho, basta multiplicar esse valor pelo tempo de funcionamento e dividir o resultado por mil.

Medir a sua energia precisa resultar em análise e atuação. Após encontrar os pontos mais problemáticos, ou seja, quais comportamentos custam mais, é hora de administrar as mudanças necessárias para a solução.

– Alcançando a eficiência energética

Medir, entender e aprimorar seu consumo auxilia a diminuir as demandas energéticas, o que resulta em menores tarifas e emissões de gases que causam o Efeito Estufa. Adotando uma política de melhores hábitos, você faz mais por menos e contribui para a saúde do Planeta.

Ao medir a energia de forma exata, você encontrará os pontos que precisa modificar para reduzir custos e riscos e a emissão de carbono. Para evitar gastos desnecessários, é preciso investir em novos hábitos. Essas mudanças podem ir desde o desligamento de aparelhos não utilizados, como, por exemplo, computadores durante o período da noite, até a substituição de aparelhos e tecnologias em uso por soluções mais econômicas, seguras e sustentáveis.

A Nova Energia preza pela sustentabilidade e qualidade de vida dos brasileiros. É por isso que, além de serviços, como a Eficiência Energética e Automação residencial, oferecemos uma análise gratuita dos seus gastos. Basta entrar em contato conosco e nos enviar a sua fatura!

Se você deseja fazer mais gastando menos e deixar um bom impacto, adote as medidas para tornar-se eficiente energeticamente. Ligue para (62) 3945-2200 e dê esses importantes passos conosco em direção à eficiência energética!

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades