Blog

Fique por dentro dos assuntos

Eficiência energética: que transformação é essa?
22
mar

O homem já descobriu que a eletricidade não é infinita e que sua fonte não é inesgotável. O uso desenfreado de energia em toda parte, especialmente em uma época tecnológica como a que vivemos, pode ocasionar graves consequências ambientais. Nesse contexto, surge a eficiência energética, uma forma de manuseio mais racional das fontes de energia.

Nesse texto, você irá entender o que é a eficiência energética e como esse conceito se apresenta como uma esperança para a utilização sustentável da eletricidade.

Afinal, o que é eficiência energética?

Por ser finita, a energia deve ser manipulada conscientemente. Os aparelhos que funcionam a partir da eletricidade possuem funções específicas, as quais não devem ser exploradas em vão. Uma lâmpada acesa em uma sala vazia é um exemplo de utilização desnecessária de energia, assim como equipamentos em funcionamento quando ninguém está fazendo uso deles.

A indústria de energia frequentemente se pergunta como usar racionalmente os recursos energéticos. Uma dessas soluções, conhecida como eficiência energética, é um modo de manejar da melhor maneira possível as fontes de energia e propor modificações na maneira como consumimos a eletricidade.

A eficiência energética está presente nos equipamentos mais modernos a fim de minimizar os efeitos do desperdício descontrolado. No Brasil, por exemplo, são cerca de quarenta milhões de quilowatts desperdiçados por ano, segundo o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), um número que não deve passar despercebido.

Eficiência energética e desperdício de energia

Mas como a eficiência energética influi no desperdício de energia? Por meio da combinação de tecnologia e inteligência, principalmente por meio do uso de sensores inteligentes, é possível transformar a rotina de qualquer lugar.

As ações podem parecer simples, mas fazem uma grande diferença no consumo de energia e na redução de custos. Além do mais, a automação pode otimizar o trabalho de funcionários de uma empresa, tanto na redução do tempo gasto em algumas tarefas quanto na concentração em atividades que realmente importam para o funcionamento da organização.

Alguns exemplos de intervenções propostas pela eficiência energética são: programar o desligamento do ar-condicionado, apagar automaticamente as luzes quando ainda for dia e encerrar o sistema de um computador após uma reunião.

E o melhor de tudo é que todas as ações são controladas por um painel que pode ser acessado pelo smartphone. O sistema permite estabelecer horários para o acionamento e desligamento de dispositivos, bem como oferece a opção de manter os aparelhos em stand by.

Apesar da modernidade e sofisticação da automatização, ela é uma solução acessível, de baixo custo e que possibilita um retorno rápido do investimento. Apostar nessa solução é o mesmo que aliar economia, qualidade e produtividade para sua empresa.

Podemos dizer que a eficiência energética está provocando uma revolução no modo como empresas e indústrias manipulam seus aparelhos e equipamentos. Não há dúvidas de que esse recurso é uma esperança de uso sustentável dos recursos naturais e que não deixa de lado as mais modernas tecnologias.

Agora que você conhece o conceito de eficiência energética, que tal entrar em contato conosco pelo telefone (62) 3945-2200 e conhecer todos os nossos serviços?

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades