Conheça alguns projetos de eficiência energética na arquitetura

Conheça alguns projetos de eficiência energética na arquitetura

eficiencia-energetica-na-arquitetura

Conheça alguns projetos de eficiência energética na arquitetura

O consumo de eficiência é sempre um custo considerável em qualquer ambiente. Em nossos tempos modernos, construímos ambientes repletos de equipamentos e dispositivos que foram planejados para nos dar conforto. Mas toda essa comodidade para aquecer, ventilar, resfriar ou iluminar tem seu preço: muito gasto energético.

Esses equipamentos que nos trazem conforto e bem-estar podem ser responsáveis por consumir cerca de 25% de toda a eletricidade utilizada em um ambiente. Mas com um uso eficiente da energia, esse consumo pode ser reduzido e o local otimizado.

Dentro dos gastos com energia, podemos dizer que uma boa parte pode ser considerada desperdício através do uso desnecessário de energia baseada em uma troca não desejada de calor entre ambientes internos e externos. Se você já não lembra das aulas de física, vamos ajudar:

O ambiente interno, mais frio, recebe calor do ambiente externo, mais quente. Para compensar, ar-condicionado e ventiladores gastam energia. Portanto, se a construção não foi pensada para tentar dissipar o calor vindo do Sol, ela não terá eficiência energética.

Luz também passa calor, mas fornece iluminação, obviamente. Contudo, se a iluminação natural não for aproveitada com inteligência, ela irá passar pouca luz e mais calor. Com isso, torna-se necessária mais refrigeração e iluminação artificial. Por conseguinte, mais gasto energético.

Veja alguns exemplos de projetos arquitetônicos que aproveitam bem luz e calor natural em combinação com equipamentos de alta qualidade, o que permite uma ótima eficiência energética:

Sede de Banco, São Paulo SP: A sede de operações de um banco em São Paulo passou por uma reforma recente a fim de abrigar também as atividades de outra instituição financeira adquirida pela empresa. A eficiência energética foi primordial e, para isso, os arquitetos apostaram no vidro. O vidro não deixa os ambientes quentes, aproveita a luz natural e permite que a iluminação artificial de um cômodo ilumine também outras divisórias.

Apartamento Integrado, São Paulo SP: outra construção com foco em eficiência energética na arquitetura. Enquanto no projeto anterior a grande aposta foi o vidro, aqui foi…nada. Os arquitetos eliminaram todas as barreiras visuais entre as áreas comuns da residência (salas, cozinha, varandas), permitindo melhor aproveitamento de luz e uma circulação mais homogênea de calor pelo espaço. O ambiente ficou extremamente agradável!

Restaurante de Fruto do Mar, Natal RN: Nesse caso, a eficiência energética foi proporcionada pela junção de diversos materiais, mas principalmente, alumínio. Estruturas feitas com o metal, foram misturadas ao vidro em ambientes externos e internos, facilitando o aproveitamento de luz.

Na parte interna, madeira e sancas ajudaram a manter a temperatura mais agradável, facilitando o “trabalho” do ar-condicionado, que usa uma enorme quantidade de energia em uma cidade quente como Natal. Além disso, a fachada, que parece uma grande escultura moderna, ajuda a dissipar e distribuir os ventos do mar, transformando-os em uma agradável brisa para as pessoas presentes no local.

Como você percebeu, a eficiência energética está associada ao uso de materiais, com ideias inteligentes para aproveitar as forças da natureza. Se você gostou deste texto, não deixe de ler mais e nos contatar por telefone ou pelo site www.nfeng.com.br

Pesquisar

Tags

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco