Conheça os tipos existentes de Banco de Capacitores | Nova Força

Conheça os tipos existentes de Banco de Capacitores

banco-de-capacitores-nf-eng

Conheça os tipos existentes de Banco de Capacitores

Mesmo que a energia elétrica seja uma parte vital para o funcionamento da área industrial, seu uso em descontrole pode causar multas e inúmeros outros prejuízos. Projetados para gerar um uso eficiente de toda esta energia, os Bancos de Capacitores têm se tornado uma alternativa cada vez mais comum para todo empreendedor em busca de economia significativa nas taxas de cobrança mensais.

O artigo a seguir foi feito como um manual para você, pequeno, médio ou grande empreendedor que esteja em busca de mais informações sobre uma causa tão importante como a economia. Em um período onde faturas se ilustram com dígitos cada vez mais assustadores, se manter bem informado é crucial para conseguir sobreviver e cortar qualquer mal pela raiz.

O que são Bancos de Capacitores?

Agindo sobre o baixo Fator de Potência (cerne da energia Ativa, Reativa e Aparente), os Bancos de Capacitores são responsáveis pela correção da maneira como equipamentos elétricos consomem energia, diminuindo desperdícios e aumentando a eficiência da produtividade ao todo. Sua instalação pode ser feita em grupos de carga ou em singularidade, dependendo da necessidade requerida após uma avaliação específica.

Apesar de proporem a mesma utilidade, estes Bancos podem ser encontrados em três tipos particulares, conforme listado a seguir:

Banco de Capacitores Fixo

Proposto para casos onde não há extrema oscilação na variação da energia consumida ou do Fator de Potência, o Banco de Capacitores Fixo é recomendado em necessidade de cargas constantes, já que permanece ligado até que ocorra algum tipo de estímulo externo.

Sua utilização, todavia, deve ocorrer sob supervisão, acompanhada de um sistema de proteção que impeça qualquer irregularidade que possa vir a aparecer no processo.

Banco de Capacitores Programável

Também chamado de Semiautomático, o Banco de Capacitores Programável atua em condições específicas: funcionando a partir de períodos, eventos e horários pré-definidos, são indicados para empreendimentos que enfrentam ciclos intermitentes no uso de energia elétrica.

Banco de Capacitores Automático

Como o próprio nome já aponta, o Banco de Capacitores Automático age “instintivamente”, monitorando, compensando e estabilizando os sinais elétricos conforme a necessidade do fator de potência.

Diminuindo riscos de a rede acabar capacitiva, esta alternativa é indicada para situações onde o consumo de energia e o fator de potência possam oscilar, graças ao ligamento e desligamento de inúmeros aparelhos eletrônicos num curto período de tempo.

Escolhendo a melhor opção para o seu negócio e entendendo os lucros

Com finalidades específicas e inúmeras variáveis, a escolha do melhor banco de capacitor dependerá da necessidade do seu empreendimento e deverá ser feita por uma equipe técnica especializada.

Vale lembrar ainda que a qualidade dos componentes também será imprescindível na hora de comprovar o desempenho desejado em questão. O impacto do retorno financeiro, consequentemente, deverá surgir no período entre 2 a 9 meses após a instalação, dependendo da escolha.

Atente-se ainda que, apesar de mais caros, os Bancos de Capacitores Automáticos são os mais eficientes a longo prazo. Pense com cautela!

Caso você esteja em busca de soluções elétricas, trabalho de montagem ou automação com selos garantidos de qualidade, não deixe de entrar em contato conosco para mais informações sobre nosso trabalho.

Pesquisar

Tags

Nos envie uma mensagem

Fale Conosco