Blog

Fique por dentro dos assuntos

5 benefícios da automação industrial para sua indústria
12
mar

A automação industrial surgiu como uma solução para atender mais produtivamente as demandas exigidas pelo mercado. Teve seu início nos anos 50 com o surgimento da tecnologia eletrônica, que mais tarde, permitiu o desenvolvimento da informática e da robótica.

A automação nada mais é do que a substituição do trabalho do ser humano pelo emprego da eletrônica, reduzindo gastos e trabalho braçal e dando espaço à produtividade, mais técnicas e novas possibilidades.

Com as crescentes inovações tecnológicas surgindo nos dias de hoje, a automação industrial torna-se cada vez mais atrativa para diversos ramos da Indústria. Por meio da automação é possível diminuir o número de tarefas operacionais, seus custos e alcançar novas melhorias. Saiba mais sobre os benefícios da automação industrial neste artigo!

 

1. Mais produtividade nos processos

Com a necessidade da automação surgiram as máquinas automáticas (ou robôs) que produzem em ciclos cada vez mais rápidos com maior eficiência e precisão. Uma máquina automática consegue trabalhar com o dobro ou o triplo de rapidez em relação a um trabalhador comum e o realiza com menos chances de falhas no processo.

2. Melhoria na qualidade do produto final

A utilização de máquinas automatizadas proporciona resultados excelentes e sem problemas no controle de qualidade, juntamente com a redução do erro humano. Os processos são mais controlados e regulados, resultando em produtos mais consistentes e livres de falhas.

 

3. Redução de custos

Como já foi dito anteriormente, a automação industrial reduz consideravelmente os custos de um sistema de produção. É necessário um investimento inicial sobre o aparelho, mas ele oferece um rápido retorno por meio do próprio aumento da produtividade e velocidade da produção.

Além disso, reduz os custos relacionados a salários e elimina as horas extras, pois esses sistemas foram projetados para executar tarefas sem a necessidade de operadores humanos. Também minimizam a produção de resíduos e ajudam na economia de energia elétrica.

 

4. Mais segurança aos trabalhadores

Com a automação industrial é possível monitorar todas as áreas da indústria verificando, por exemplo, sobrecargas e aumentos de temperatura, e notificando caso haja alguma irregularidade. Um alerta de perigo é emitido aos funcionários reduzindo o risco de danos à saúde e até mesmo de fatalidades dentro da equipe.

Esse tipo de monitoramento, além de diminuir riscos, ajuda na tomada de decisão durante o estudo de melhoria dos processos e na busca por novas estratégias para o desenvolvimento e avanço da empresa.

 

5. Competitividade que leva a mais qualidade

No mundo competitivo de hoje, quem possui mais qualidade é o mais conhecido. Empresas que utilizam tecnologia de ponta, através da automação industrial, saem na frente dos seus concorrentes, conquistam clientes com produtos de qualidade e custos atrativos e mantêm a competitividade que move o mercado em direção à inovação e o aperfeiçoamento.

Com todos esses benefícios da automação industrial, sua empresa não pode ficar de fora! Entre em contato com a Nova Força e contrate serviços especializados de alta qualidade para automatizar o seu negócio.

Relacionados

NEWS LETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades